Noticias

XINGUARA: Gestão Dr. Moacir Pires pressiona BRK e investimentos em Saneamento Básico são retomados

As obras de instalação de água, seguem em todos os bairros.

Um dos importantes investimentos no município de Xinguara no período de 2021 a 2023, está no setor de saneamento básico, com obras de abastecimento água feitas pela concessionária BRK Ambiental. Recentemente foi entregue à população mais de 3.500 metros de rede de abastecimento de água – com ligações até as residências, instalação dos hidrômetros e bombeamento independe – somando investimentos de mais de R$ 1.5 mi. e vai atender 350 residências no bairro Frei Henri, onde a população é estimada em 1.200 moradores no setor.

A BRK Ambiental – é a empresa que desde 2007 detém a concessão do serviço de fornecimento de água e rede de esgoto no município. A meta estabelecida no Plano Municipal de Saneamento Básico de Xinguara é que em até 2022, 55% da população de Xinguara já pudesse contar com água encanada e em até 2017 já era para 40% do município estar sendo atendido com esgoto.

A tubulação leva água até as residências

COBRANÇA E INVESTIMENTO: Ao assumir o comando do município em 2020, o prefeito Dr. Moacir Pires (PL), deu início a uma série de tratativas com a diretória da BRK a fim de dar celeridade às obras e implantações necessárias para o cumprimento do estabelecido no contrato de concessão, resultando em importantes investimentos.

Em 2021 foi construída uma nova Estação de Tratamento der Agua – ETA, o que permitiu mais que dobrar a capacidade de produção de água tratada e também implantou tecnologia que passou a dar mais eficiência no tratamento da água.

Ainda em 2021, foi construída uma nova barragem ampliando o reservatório e garantindo o fornecimento de água no perdido de estiagem. Também foi implantado um sistema de geração próprio de energia, o que manterá a entrega de água mesmo havendo falha na rede elétrica. Em 2022 foi feita a perfuração de poços tubulares profundos para dar suporte em casos de escassez de água durante o verão, dando mais segurança hídrica para a população.

O prefeito Dr. Moacir, vice Vilmondes, secretários, vereadores e diretores da BRK durante inauguração no setor Frei Henri

DÉFICIT: O déficit da concessionária BRK Ambiental com a população de Xinguara está nas obras de esgotamento sanitário, dos 40% que deveria ter sido feito até 2017, apenas 4,3% foi implantado. Somente no final de 2022, após cobranças do atual prefeito de Xinguara, a BRK entregou a primeira estação de tratamento de esgoto para receber dejetos de caminhões coletores (limpa fossa), este sistema está sendo ampliado este ano. Porém, ainda não foi feito nenhuma obra de rede de esgoto. A BRK assumiu a operação da estação de tratamento de esgoto implantado pela empresa Buriti, que receberá os efluentes sanitários de três grandes bairros.

A gestão do prefeito Moacir Pires, continua empenhada junto a BRK Ambiental para que o contrato seja cumprido até o final deste ano com a instalação água em 100% do município. E até o final de 2024 as obras da rede de esgoto podem alcançar toda a cidade. Está previsto para o próximo mês, a inauguração da instalação de água em 100% do distrito de Rio Vermelho (Lourivan Gomes / da redação)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo