NoticiasRedenção

DSEI KAIAPÓ: Mário Moreira será o novo coordenador do órgão em Redenção, Pará?

Indígenas em frente a sede do DSEI Kaiapó em Redenção, Pará/ Foto: Divulgação.

Com a exoneração do ex-vereador Lázaro Marinho do cargo de Coordenador Distrital de Saúde Indígena no DSEI Kaiapó do Pará, surgiu o questionamento de quem será a pessoa que assumirá a administração do órgão em Redenção. Por enquanto, um Coordenador Substituto foi designado de forma interina, o servidor Alair Cardoso Ferreira.

Até o momento, o Senador Zequinha Marinho tem a pasta para realizar a indicação do novo Coordenador titular local e o nome do ex-prefeito Mário Moreira deve ser o indicado. Contudo, os indígenas estão se posicionando contra a hipótese de Mário assumir o cargo.

Mário Moreira/ Foto: Divulgação.

Caciques da etnia Kaiapó organizaram-se em frente ao DSEI para gravar um vídeo, que foi divulgado nas redes sociais, na última sexta-feira (18), afirmando que eles vão fazer a indicação da pessoa que será nomeada para a coordenação do Distrito.

“Eu ‘tô’ avisando pra vocês, seus políticos, que estão indicando nomeação de Mário Moreira. Eu não aceito ele entrar aqui na nossa casa, que é DSEI, é nosso!”, afirmou o Cacique da Aldeia Gorotire.

Veja o vídeo abaixo.

 

Nesta segunda-feira (21), o Cacique Titi Kayapó, da região de Tucumã, reforçou o recado em mais um vídeo divulgado. Veja abaixo.

 

O que é o DSEI Kaiapó

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é um órgão descentralizado da administração pública direta que presta serviços relativos à saúde dos indígenas, com orçamento do Ministério da Saúde. Exemplos dos serviços são: atendimento médico e implantação de saneamento básico nas aldeias.

O cargo de Coordenador Distrital do DSEI é comissionado, o que significa que será ocupado por indicação política. O nome escolhido deve ser publicado em portaria do Diário Oficial da União.

A sede do DSEI Kaiapó em Redenção também abrange aldeias dos municípios de Pau D’Arco, Ourilândia, Tucumã, Cumaru do Norte e São Félix do Xingu. (Karyne Cruz, da Redação)

Um Comentário

  1. Através do Sr João Sidney Gessy, eu aqui no Rio Grande do Sul, fiquei conhecendo um pouco da realidade dos nossos irmãos Indígenas.
    Orgulho Brasileiro, ver a Nação Kaiapó,. Revindicando e Lutando pelos seus Sagrados Direitos.
    AVANTEEEEE. 👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo