NoticiasParáSaúde

Pará é selecionado pela OMS para treinamento em cuidados para pessoas com autismo

O evento será realizado em Curitiba, de 24 a 28 de abril, voltado a pais e cuidadores de pessoas com TEA

Pará amplia destaque na execução de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Foto: David Alves / Ag.Pará

O governador Helder Barbalho anunciou nesta terça-feira (21) que o Pará é um dos cinco estados brasileiros convidados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para participar de um programa de treinamento voltado a pais e cuidadores de pessoas com autismo. O evento ocorrerá entre os dias 24 e 28 de abril, em Curitiba, capital do Paraná.

Denominado “Caregivers Skills Training” (CST), o programa que analisa crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é oferecido pela OMS à organização de defesa do autismo nos Estados Unidos – Autism Speaks.

No Brasil, a Organização Não Governamental ICO Project acolheu o programa e promoveu uma parceria da OMS com a Prefeitura de Curitiba, que deu origem ao projeto-piloto que está em execução no ambulatório de especialidades neurológicas Encantar.

Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa: reconhecimento o trabalho já realizado. Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Ampliar conhecimentos – Por meio dessa iniciativa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi uma das cinco convidadas a receber o treinamento de implantação do CST, que será realizado em Curitiba, por meio de uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e a ICO. “Essa é mais uma ferramenta que irá nos permitir ampliar os conhecimentos e o acesso a serviços de atendimento para pessoas com autismo”, disse o governador em postagem no Twitter.

Um dos objetivos do programa é a melhor utilização dos recursos disponíveis nos serviços públicos locais. O objetivo é treinar pais de crianças com TEA para que consigam estimular os filhos desde cedo, seja no ato de brincar, no exercício do engajamento compartilhado, no manejo de comportamentos desafiadores e no autocuidado.

A coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, que representará o Pará na atividade, ressaltou que o convite da OMS “é um reconhecimento ao trabalho que tem sido feito para atender pessoas com TEA no Pará. E é um incremento de qualidade baseado na ciência para a implementação dessa política pública”.

Fonte: Agência Pará

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo