NoticiasParáSaúde

Vacinas contra gripe começam a ser distribuídas no Pará

As doses começaram a ser distribuídas aos 144 municípios nesta segunda-feira (20). Meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários

Campanha de vacinação contra gripe é antecipada. Foto: Agência Pará

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) será antecipada no Pará e em todos os estados da região amazônica. As doses começaram a ser distribuídas aos municípios nesta segunda-feira (20). Os primeiros grupos a serem vacinados serão as crianças de seis meses a menores de seis anos e os idosos com 60 anos e mais.

A meta no Pará é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Para isso, o estado contará com 2,7 milhões de doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde, das quais já recebeu 1,8 milhão de doses, que correspondem a 68% do total de imunizantes necessários para toda a campanha.
O objetivo da campanha de vacinação é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza nos grupos prioritários da campanha.

Grupos prioritários
A escolha dos grupos a serem vacinados segue recomendação da OMS e é formada pelas pessoas com maior possibilidade de ter complicações e morrer por SRAG.
Depois das crianças de seis meses a menores de seis anos de idade e os idosos, nas demais etapas da Campanha, serão vacinadas as gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Fonte: G1 PARÁ

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo