Brasil

Primeiro satélite totalmente feito no Brasil é lançado ao espaço

Satélite Amazônia 1 foi lançado à 1h54 deste domingo (28) na Índia. Sua principal atribuição do será gerar imagens diárias para monitoramento ambiental

Foram 13 anos de trabalho e um investimento de R$ 380 milhões. O satélite ficou pronto em dezembro de 2020 e embarcou pra Índia, de onde foi lançado por uma empresa contratada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que construiu o Amazônia 1.

O Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro, foi lançado ao espaço na madrugada deste domingo (28). O lançamento ocorreu às 1h54, no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. Uma comitiva brasileira acompanhou o lançamento em território indiano, com presença do ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes.

O equipamento é o terceiro a formar o sistema Deter e vai auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Com 4 metros de comprimento e 640 kg, o Amazônia 1 vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul e vai capturar imagens em alta resolução.
As fotos começarão a ser tiradas cinco dias após o satélite se estabilizar na órbita. Do espaço, ele vai mandar o sinal para três estações de monitoramento no Brasil: uma em Cuiabá (MT), a outra em Alcântara (MA) e a terceira em Cachoeira Paulista (SP). Todos os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, que fica no Inpe. (da redação, com informações do G1)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo