O 37º Beirarubu, uma das mais tradicionais manifestações folclóricas e culturais de Conceição do Araguaia será realizado dia 20 de julho. Trata-se de uma festa em que a principal atração é o cardápio: cabeças de boi assadas soterradas em valas imersas na brasa. A programação festiva, que será realizada no Espaço Auristela Coelho Luz, está prevista pra iniciar por volta das 11h e seguirá até o final da tarde.
Segundo o historiador Isaú Luz, coordenador do Beirarubu, o ritual é uma tradição originária do início do século passado e que se tornou um dos eventos culturais mais marcantes do veraneio conceicionense. A comida começa a ser preparada para a degustação na noite que antecede a festa, ficando completamente assada a ponto de desmanchar na boca e é servida com arroz, feijão, mandioca, caldos, refrigerante e cerveja.
Beirarubu na linguagem dos nativos significa ‘’comida preta ou queimada’’. A programação reúne famílias Araguaianas e turistas em um ambiente aconchegante para degustarem a comida exótica e muito deliciosa, com apresentações de grupos de bumba meu boi, capoeira, carimbó, siriá, poetas, escolha da índia Beirarubu, entre outros atrativos. (Delmiro Silva)