Noticias

Balanço mostra que Pará reduziu em 24% os roubos de veículos

Menos veículos foram roubados no ano passado, graças aos investimentos em inteligência artificial e maior suporte | Ricardo Amanajás

O investimento em inteligência artificial e maior suporte das forças de segurança vêm garantindo reduções significativas no número de roubos a veículos registrados em todo o território paraense. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Os números apontam que o Pará reduziu em 24% os indicadores de roubo a veículos, quando comparados com o ano de 2021.

Segundo os dados computados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, o Pará registrou um total de 2.570 casos de roubo a veículos em todo o estado. No mesmo período do ano de 2022, foram computadas 1.954 ocorrências do crime, o que representa uma queda significativa nos números dessa modalidade em todo o Estado.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, explica que as estratégias de segurança realizadas nos últimos quatro anos, vem impactando positivamente na redução dos crimes contra o patrimônio com o uso de tecnologia e inteligência, favorecendo as ações de segurança.

“Destacamos que em 2022, tivemos uma redução em torno de 24% no roubo de veículos, que representa o fruto de uma estratégia importante de segurança pública que soma os esforços dos órgãos de segurança integrados, juntamente com o investimento no sistema de inteligência artificial, onde é possível verificar os veículos roubados ou furtados”, destacou o secretário de segurança do Pará.

Segundo ele, esse sistema emite alertas por meio das câmeras de segurança, o que possibilita realizar abordagens e recuperar os veículos que estejam sendo roubados. “Em termos de crimes ao patrimônio nós estamos conseguindo alcançar uma redução significativa, a cada ano, e em 2022 foi possível registrar mais uma queda nos índices. Desta forma, iremos continuar atuando de forma estratégica, aperfeiçoando ainda mais nossas ações pautadas na tecnologia e no fortalecimento das ações dos nossos agentes de segurança nas ruas e vias em todo o estado”, disse.

QUATRO ANOS

Em quatro anos, considerando o ano de 2018, o Estado já reduziu em mais de 71% os casos de roubo a veículos, ganhando destaque em estudos nacionais de criminalidade, onde foi apontado, no ano de 2022, como um dos estados da federação mais seguros para se ter um veículo.

Essa redução pode ser vista desde 2019, quando o Estado registrou 4.004 casos do crime. Em 2020, foram computados 2.565 casos de roubo a veículos. Já em 2021, foram registradas 2.570 ocorrências. No ano de 2022, esse número apresentou uma redução de 1.954 casos registrados em todo o Pará. O investimento em mais de 400 câmeras de inteligência artificial, assim como, em mais de 800 câmeras de videomonitoramento que permitem maior alcance no combate às ações criminosas no Estado, é uma das estratégias de enfrentamento à criminalidade, que atende de forma especial, aos crimes de roubo a veículos.

Com as câmeras de segurança, monitoradas através do Centro Integrado de Operações – Ciop, vinculado à Segup, são identificados por meio da leitura de placas veiculares, automóveis que tenham sido roubados ou furtados.

Durante o monitoramento, o sistema aciona um alerta de onde é possível identificar se o carro que cruzou determinada via ou rodovia no estado pode ter sido roubado, permitindo o acesso às informações do banco de dados compartilhado com o sistema de Segurança Nacional, que é utilizado para troca de informações, permitindo assim, encontrar o veículo nos demais estados do Brasil.

“Conseguimos incluir e aperfeiçoar nosso sistema, adquirindo novas câmeras de segurança. Com isso, ampliamos nossas ações para que fosse possível, não somente evitar os crimes contra o patrimônio, bem como identificar possíveis veículos furtados ou roubados. Desta forma nossas equipes vêm atuando de maneira integrada evitando os roubos, recuperando os bens e reduzindo a cada ano os indicadores de criminalidade no nosso estado”, finalizou Ualame Machado.

Fonte: DOL

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo