NoticiasXinguara

XINGUARA: Em evento do setor pecuário governador discursa: “não há incompatibilidade entre pecuária, agricultura e floresta”

Governador Helder Barbalho parabenizou a iniciativa dos produtores, movimento que definiu como demonstração do compromisso do agronegócio paraense com a sustentabilidade

Governador Helder em Xinguara. Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Importante polo agropecuário do sul do estado, o município de Xinguara foi sede, nesta quinta-feira (09), da 1ª Rodada da Agenda ESG (sigla em inglês para Governança Social, Ambiental e Corporativa) do Agronegócio Paraense – Investimento e Mercado, promovida pela Aliança Paraense pela Carne, em parceria com outras entidades. Convidado ao evento, o governador Helder Barbalho participou do encerramento da programação, na sede do Sindicato Rural de Xinguara.

O chefe do Executivo estadual parabenizou a iniciativa dos produtores, movimento que definiu como demonstração do compromisso do agronegócio paraense com a sustentabilidade. Segundo Helder Barbalho, o interesse em aplicar à pecuária os conceitos ESG atesta a compreensão por parte do setor pecuarista de que é possível compatibilizar a produção de proteína animal com a preservação da floresta, com sustentabilidade, respeitando o Código Florestal, e ao mesmo tempo gerando emprego, renda e desenvolvimento local.

“A maior demonstração de que estamos vivendo um novo momento é este evento, aqui em Xinguara, sobre a ESG. Não há incompatibilidade entre pecuária, agricultura e floresta. Não podemos admitir discurso de que floresta e produção são conflituosos, muito menos que são incompatíveis, que gente e preservação ambiental não combinam. O Brasil já viveu, em um tempo muito curto, o trauma da discussão entre vida e economia. E deu no que deu. Não podemos achar que há contradição em pontos que se somam”, enfatizou o governador.

Segundo ele, aqueles que atuam em conformidade com a legislação não têm o que temer. “Precisamos separar o joio do trigo, e cada vez mais prestigiar, valorizar, garantir direitos a quem está na legalidade. E para aqueles que estão agindo de forma incorreta, a força da lei, para mostrar que não há espaço para ilegalidade no Pará”, ressaltou Helder Barbalho.

Além do governador do Pará, participaram da 1ª Rodada da Agenda ESG prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e outras autoridades. Ministro da Agricultura entre os anos de 1974 e 1979, no Governo Ernesto Geisel (1907-1996), o engenheiro agrônomo Alysson Paulinelli também participou como convidado especial.

Em Xinguara, governador participa da 1ª Rodada da Agenda ESG (sigla em inglês para Governança Social, Ambiental e Corporativa). Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

“O que me traz aqui é esta vontade já identificada de mudança do produtor do Pará para atender às necessidades básicas e exigências legais sob o ponto de vista ecológico. Para mim, é um avanço fabuloso”, afirmou.

Alysson Paulinelli disse não ter dúvidas de que o produtor paraense caminha na direção de usar mais tecnologia e menos devastação. “Ter um governador à frente disso é muito bom. Ele tem participado de reuniões internacionais, e está defendendo a posição dos produtores. Isso é muito importante”, reiterou.

Atuação – Secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Raul Protázio, abordou a implementação da Nova Plataforma de Integridade do Produto Agropecuário Paraense (Selo Verde), Plataforma de Restauração Florestal (Sirflor), rastreabilidade bovina, mercado de carbono e Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio).

“O Pará tem uma economia que se sustenta na base minerária e na base do agronegócio. A gente precisa entender que é uma atividade que promove desenvolvimento dentro do Estado, gerando emprego, arrecadando impostos. Rastreabilidade da produção, por exemplo, é uma exigência cada vez maior nos mercados nacional e internacional, e o governo do Estado se colocou ao lado do produtor com ferramentas que garantem a transparência e a rastreabilidade da produção pecuária”, detalhou Raul Protázio.

Giovanni Queiroz, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), garantiu que é possível um modelo de governança social, ambiental e econômica, que, dentre outros objetivos, tire da pobreza milhares de famílias.

“O governador tem caminhado e nos dado força para implantar territórios sustentáveis em todos os municípios, para resgatar áreas antropizadas (já alteradas pela ação humana) com sistemas produtivos e sustentáveis. Vejo a presença dele em um evento como esse reforçando sua determinação de transformar o Pará em exemplo de estado produtivo e responsável”, disse o secretário.

Reconhecimento – Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), vê no Estado um exemplo não só para o restante do Brasil, mas para o mundo em temas como sustentabilidade e proteção ambiental.

“Temos que trabalhar juntos, e a nossa presença em Xinguara, trazendo as entidades empresariais todas, tem o objetivo de fortalecer essa proposta do governador Helder, para que a gente possa mostrar ao planeta que precisamos e devemos ser remunerados, porque manter floresta em pé custa caro. Porque quando se fala em economia você tem que pensar no ser humano. Eu entendo que, hoje, dos 27 governadores, não há outro com capacidade de fazer esse trabalho. Temos que aproveitar para fazer a diferença, e tornar o Pará o primeiro em desenvolvimento dessa nação brasileira”, acrescentou o presidente da Faepa.

Fonte: Agência Pará

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo