AcontecimentosNoticiasPolícia

OURILÂNDIA DO NORTE: Garimpeiros interditam rodovia PA-279 e pedem legalização de área

PA-279 (Foto: Wesley Costa)

De acordo com Patrícia Sofa, presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Ourilândia do Norte, no sudeste paraense, foi decidido, no início da tarde desta segunda-feira, 28, fechar parte da PA-279, próximo ao Aeroporto, após uma fiscalização realizada pelo IBAMA na região. Os garimpeiros querem a legalização dos garimpos no município e região.

“Nós queremos que o Governo Federal nos ouça e, de uma vez, legalize nossas a, porque não é justo nós estamos trabalhando e depois ter que sairmos das área as pressas diante de cada operação que eles realizam. Não vamos sair daqui até que eles nos ouçam”, comenta Patrícia.

Cerca de 2 mil garimpeiros são esperados no protesto desta tarde. Ao todo, 10 mil garimpeiros existem nos municípios que compreendem a PA-279 (São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Tucumã, Redenção e Xinguara).

Ainda de acordo com Patrícia, o objetivo é legalizar áreas brancas, ou seja, fora de terras indígenas, para que eles vivam de forma mais digna. “Geramos emprego e renda, fomenta a região, e estamos cansados de correr da polícia, do Ibama, PRF, isso não é vida. Queremos uma solução do presidente Bolsonaro e do ministro Toffoli para que tenhamos segurança no trabalho”, finaliza. (Com informações do Fato Regional)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo