MundoNoticias

Fifa avalia transferir jogos da Copa dos EUA para o Canadá

A Copa do Mundo de 2026 está programada para ser realizada em três países: Estados Unidos, Canadá e México

Medida seria uma resposta às crescentes dificuldades na obtenção de vistos para entrar no país presidido por Donald Trump.

A Copa do Mundo de futebol é um dos eventos ocorridos a cada quadriênio dos mais importantes e aguardados. O que a competição envolve chega a ser tão grandioso ou mais que as próprias olimpíadas que envolvem uma quantidade quase quatro vezes maior de países.

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) está avaliando a possibilidade de transferir parte dos jogos da Copa do Mundo de 2026, originalmente programados dos Estados Unidos, para o Canadá.

A medida seria uma resposta às crescentes dificuldades na obtenção de vistos para entrar nos EUA, uma questão que se intensificou devido às políticas migratórias implementadas durante a administração de Donald Trump.

A principal preocupação da entidade máxima do futebol é o longo tempo de espera para a emissão de vistos americanos, que em alguns consulados pode chegar a 300 dias. Esse atraso pode inviabilizar a presença de torcedores, familiares de atletas, jornalistas e até mesmo de membros das delegações e da própria equipe da FIFA, que precisam chegar com antecedência para os preparativos do torneio.

As restrições de visto afetam cidadãos de 43 países, incluindo o Irã. Diante desse cenário, o Canadá surge como uma alternativa viável. O país vizinho é visto como mais neutro e estável em suas políticas de imigração, com um processo de emissão de vistos considerado menos restritivo. Até o momento, não há uma decisão oficial sobre a realocação dos jogos.

BRASILEIRO FOI IMPEDIDO DE DISPUTAR TORNEIO Recentemente, o atleta brasileiro de tênis de mesa, Hugo Calderano, enfrentou dificuldades e não conseguiu o visto a tempo de participar de um torneio nos Estados Unidos, o que reforça as preocupações sobre o tema. A Copa do Mundo de 2026 está programada para ser realizada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. (A Notícia Portal com informações de Magno Fernandes/ Dol/ Foto; Reprodução)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo