Eleições

Como justificar o voto pelo aplicativo e-título nas eleições 2020

O eleitor só poderá justificar sua ausência através do aplicativo se estiver fora de sua zona eleitoral

 

Justificar voto online em 2020 é possível com o e-Título é a versão digitalizada do título de eleitor com mais serviços disponíveis — Foto: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral

Durante o 1° turno das eleições que acontece no próximo domingo (15), muitos eleitores não poderão comparecer até as urnas para votar em seu candidato para prefeito e vereador portanto, terão que justificar ausência junto a Justiça Eleitoral.

Para facilitar a vida dos eleitores que não puderem comparecer as urnas no dia do pleito, o TRE permitirá que os cidadãos justifiquem ausência através do aplicativo “e-Titulo” que conta com outras novidades já nesta eleição.

A possibilidade é considerada pelo TSE a novidade das eleições 2020. A plataforma possui um mecanismo de georreferenciamento que possibilita saber a localidade do usuário. A permissão da localização é solicitada para quando o local de votação do eleitor tem geolocalização cadastrada. Nesses casos, será possível que o eleitor acesse a rota de sua posição atual para o seu local de votação.

Portanto, o eleitor que estiver em seu domicilio eleitoral no dia do pleito o aplicativo não aceitará o envio do requerimento de justificativa. O eleitor poderá realizar o processo no dia 15 de novembro pelo aplicativo somente de 7h às 17h ou comparecendo a qualquer seção eleitoral do local em que estiver e preencher o formulário.

Para realizar o processo usando o e-Título o eleitor precisa seguir os seguintes passos:

1° – Na tela principal do aplicativo, o usuario deve selecionar o campo “Mais opções”;

 – Em seguida, marcar a opção: “justificativa de ausência;

3° – Selecionar o período eleitoral que deseja justificar, (1° turno 15 novembro) depois preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;

 – Por fim, colocar em anexo um documento que comprove a sua justificativa;

No dia da eleição, o aplicativo é útil porque informa ao eleitor o seu local de votação, inclusive com o endereço. Além disso, os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico não precisam levar a via impressa do título e nem um documento com foto, já que a via digital disponibilizada no aplicativo é o suficiente.

Nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor ausente por qualquer motivo também poderá  justificar a ausência nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título porém, nesses casos, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor ficará sujeito a multa.

(o tempo)

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar