Prisão

Água Azul do Norte: Foi preso o principal suspeito de matar o último sobrevivente da chacina de Pau D’arco

Oziel Ferreira dos Santos foi preso em Água Azul do Norte.

No dia (19) foi deflagrada pela DPI (Diretoria de Polícia do Interior) por intermédio da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Redenção, com o apoio dos investigadores Manoel, Washington (DEPOL Conceição do Araguaia) e Valdeir (DEPOL Água Azul do Norte), a Operação Policial “VERUM SUPER OMNIA”, cujo o objetivo fora o cumprimento de mandado de prisão preventiva em desfavor de OZIEL FERREIRA DOS SANTOS. Certo é que, no dia 26/01/2021, ocorreu o homicídio do nacional FERNANDO DOS SANTOS ARAÚJO. Tratava-se de uma testemunha e sobrevivente do episódio conhecido por “Chacina da Santa Lúcia” ou “Chacina de Pau D’Arco”.

O crime ocorrera no Acampamento Jane e Júlia, localizado na Fazenda Santa Lúcia, município de Pau D’Arco/PA. Certo é que foi acostada aos autos de investigação robusta prova documental e testemunhal no sentido de que quem teria matado o FERNANDO ARAÚJO DOS SANTOS teria sido a pessoa apelidada de “Negão da Lora”. Diante de tal informação a equipe da DECA Redenção diligenciou no sentido de identificar e qualificar o suspeito.

Após inúmeras diligências de campo, chegou-se à qualificação de OZIEL FERREIRA DOS SANTOS. Após buscar pela vida pregressa do mesmo, logo verificou-se que o mesmo possuía uma prisão preventiva em aberto pelo cometimento do crime de homicídio qualificado praticado em desfavor de José Rômulo. Em síntese, o indiciado esfaqueou e cortou o pescoço da vítima, tudo de acordo com os autos da ação penal inscrita sob o nº 0003481-76.2018.8.14.0065 que tramita na Vara Criminal da Comarca de Xinguara. Ressalta-se que a pessoa apelidada de “Negão da Lora” evadiu-se do distrito da culpa e a marcha processual estava suspensa desde o ano de 2019, tudo depois de ter sido citado por edital. Em face da notícia de que ora o indiciado possuía um mandado de prisão em aberto foi deflagrada a operação com o intuito de restabelecer a ordem jurídica, onde como consequência poderia interrogar o suspeito sobre os homicídios do FERNANDO DOS SANTOS ARAÚJO e JOSÉ RÔMULO, bem como pela tentativa de homicídio da pessoa de ELTON RIBEIRO GAMA. Certo é que, após 03 (três) dias de diligências, o agora preso preventivo foi encontrado homiziado numa zona rural pertencente a cidade de Água Azul do Norte.

No momento da prisão, o indiciado fora encontrado portando arma de fogo adulterada, onde foi dada voz de prisão pelo porte ilegal de arma de fogo equiparada a de uso restrito (artigo 16, §1º, inciso II, Lei 10.826/2003). A autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante delito e representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, o que fora deferido pelo MM. Juízo da Comarca de Xinguara. Assim, atualmente recaem sobre o indiciado OZIEL FERREIRA DOS SANTOS duas prisões preventivas. Certo é que o indiciado responde por dois homicídios consumados, vale dizer, do José Rômulo e do Fernando dos Santos Araújo, um homicídio tentado contra Elton Ribeiro Gama, apelidado de “Tarzan” ou “Eltin” e por porte ilegal de arma de fogo. No ano de 2018 o indiciado matou, na localidade conhecida por Belo Horizonte (Água Azul do Norte), a pessoa de José Rômulo e posteriormente fugiu para a localidade conhecida por Guarantã, próximo a fazenda Santa Lúcia. Já na Fazenda Santa Lúcia, em 26/01/2021 matou o FERNANDO DOS SANTOS ARAÚJO e no dia 27/08/2021 tentou matar o ELTON RIBEIRO GAMA, sendo que depois do crime fugiu para a localidade conhecida por Araguaxin, onde foi preso pela Polícia Civil.

(Com informações: Charles The Black)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo