A temporada de veraneio impulsionou o movimento no comércio de Conceição do Araguaia. A maioria dos segmentos de comércio e serviços na cidade tiveram uma significativa elevação nas vendas. Hotéis, supermercados, postos de combustíveis, bares, disk bebidas, restaurantes, lanchonetes e diversos outros setores registraram um satisfatório aumento no fluxo de vendas durante todo o mês de julho.
O empreendedor José Borges, o Zé Piranha, proprietário de um restaurante flutuante, disse que o volume de negócios na atual temporada de veraneio já superou a do ano passado. “O turismo em Conceição do Araguaia nos últimos dois anos subiu de patamar. E isso tende a atrair mais turistas a cada ano e dar mais visibilidade para a nossa cidade”, disse. Ele conta que o volume de negócios em seu estabelecimento superou a previsão inicial de R$ 150 mil durante o mês de julho.
A temporada de veraneio em Conceição do Araguaia também gerou centenas de empreendimentos temporários, contribuindo para aquecer a economia no município. Segundo Juvenal Sousa, que juntamente com sua esposa, Janilda, instalou uma barraca na Praia das Gaivotas, o fluxo de veranistas e as vendas nessa temporada superaram os anos anteriores. “A localização das barracas mais próximas da água e os shows favoreceram o movimento e o consumo de alimentos e bebidas na praia”, disse.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Araguaia (ACICA), Antônio Rodrigues, no geral o comércio conceicionense teve um aumento nas vendas em torno de 20%, mas alguns setores superam 60% de acréscimo no volume de negócios. “É interessante que os comerciantes e lojistas façam promoções nesse mês de agosto e negociem dividas com os clientes para amenizar o declínio nas vendas e também promover a renovação de seus estoques, já pensando no final de ano”, disse. (Delmiro Silva)