A taxa de desocupação que mede o desemprego no Brasil ficou em 8,4% no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que foram divulgados nesta sexta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É a menor taxa de desocupação neste período desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015, onde o índice ficou em 6,9%. No trimestre imediatamente anterior, entre agosto e outubro de 2022, a taxa de desocupação ficou em 8,3%, considerado um resultado de estabilidade pelo IBGE. Comparado ao mesmo trimestre de 2022, quando chegou a 11,2%, houve a redução da desocupação de 2,9 pontos percentuais
Neste trimestre fechado em janeiro, a população desempregada chegou a 9 milhões de pessoas em números totais, um resultado semelhante ao período imediatamente anterior. No âmago de um ano, entretanto, a quantidade de pessoas desocupadas caiu em 3 milhões de pessoas. Em 2021, eram 15 milhões, onde o percentual foi de 14,5%.
Fonte: Band News