AcontecimentosAtualidadesCidadesNoticiasTucumã

TUCUMÃ: Índios Kayapós fazem protesto contra medida provisória do governo federal

A manifestação nacional é contra a medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista brasileira e municipaliza os serviços de saúde de indígenas

Cerca de 250 índios da etnia Kayapó dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte, sul do Pará fizeram um protesto no centro da cidade de Tucumã. A manifestação nacional foi contra a medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista brasileira e municipaliza os serviços de saúde dos indígenas. O protesto também aconteceu em Altamira, no sudoeste do Pará.

AtualmeManifestação contou com a participação de cerca de 250 índios etnia Kaiapónte, o atendimento médico dos povos indígenas é responsabilidade do subsistema de atenção à saúde indígena, e mantida com recursos da união. A proposta prevê que essa responsabilidade passe para o município. Segundo o cacique kaiapó “Bep Rotim”, a municipalização da saúde indígena não é bom para os índios, porque o município já não dá conta nem da saúde dos brancos.

 

Manifestação contou com a participação de cerca de 250 índios etnia Kaiapó

O Ministério da Saúde esclarece que mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão, e que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas, e que não haverá descontinuidade das ações.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo