AcontecimentosCanaã dos CarajásCidadesNoticias

CANAÃ DOS CARAJÁS: Desfile de 7 de setembro reuniu milhares de pessoas

Cada uma das instituições fez uma apresentação em frente ao palanque onde estavam autoridades do município

Milhares de pessoas estiveram presentes na avenida Weyne Cavalcante, na tarde do último sábado (7), para prestigiar o desfile cívico em alusão à Independência do Brasil, comemorada na data. Na avenida, cerca de mil alunos de escolas municipais e representantes de instituições trouxeram ao público o tema “Brasil: um país se faz com homens e livros.” O evento é uma realização da Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Educação.

Divididos em quatro blocos, mais de 30 comissões fizeram uma viagem pelo mundo das letras e da comunicação, falando desde o alfabeto, passando pela literatura clássica e a poesia, até textos jornalísticos. O desfile, que teve início às 17h, saiu da Escola Tancredo Neves, seguiu pela Weyne Cavalcante, fez o retorno no segundo semáforo e subiu a avenida novamente.

Cada uma das instituições fez uma apresentação em frente ao palanque onde estavam autoridades do município. Entre os presentes, o prefeito em exercício Alexandre Pereira, a primeira-dama Wayna Andrade, a secretária de Educação Roselma Feitosa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Leite, e o comandante da Polícia Militar em Canaã, tenente Rafael Guimarães, além de secretários de governo e vereadores.

Alexandre Pereira destacou a importância da data para resgatar valores como patriotismo e civismo. “O 7 de Setembro é uma data em que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal. Nesta data, a gente celebra esse feito e relembra a importância de sentimentos como o civismo e patriotismo para todos nós.”
O gestor falou ainda sobre os rumos da educação em Canaã. “Nossas escolas possuem estrutura, nossos profissionais são mais valorizados… O que pretendemos agora é reforçar o trabalho e melhorar os índices na nossa educação básica. O desfile hoje fala sobre a literatura e eu acredito que a leitura é fundamental nesse processo.”

Roselma Feitosa comentou o tema escolhido para o desfile. “Sem homens letrados, não temos educação e, sem educação, não há sociedade. Nós estamos falando da literatura, da comunicação, das letras. Os livros têm o poder de mudar a nossa realidade e, incentivando a leitura, nós teremos uma melhore educação no futuro. Nossa ideia é a de incluir e, por meio disso, transformar.” Kleysykennyson Carneiro

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar