
Nesta segunda-feira (5), o Diário Oficial da União trouxe a publicação do Edital de Notificação nº 10/2025 – DIPRO, emitido pela Diretoria de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informando o embargo de diversas áreas rurais sob a justificativa de desmatamento irregular.

A notificação foi feita de forma genérica, dirigida a “quem possa interessar”, conforme previsão legal. No entanto, o edital tem gerado controvérsias, especialmente entre produtores rurais e representantes do setor agrícola. Apesar disso, o documento publicado conta com um anexo técnico, disponível na plataforma do Ibama, no qual constam os nomes dos proprietários, CPFs, município de São Félix do Xingu e áreas embargadas.

Conforme o edital, os proprietários das áreas embargadas têm o prazo de 30 dias para retirar eventuais animais domésticos ou exóticos e cessar atividades agrossilvopastoris. Após esse período, as áreas estarão sujeitas à fiscalização e a possíveis sanções administrativas, conforme determina o Decreto Federal nº 6.514/2008.

A relação completa com os nomes dos proprietários e demais dados será disponibilizada ao final desta matéria, em formato PDF, para facilitar o acesso e garantir transparência aos leitores. (Roney Braga A Notícia Portal/ Fotos: Divulgação)
Confira a lista em pdf: (São Félix do Xingu)