São Félix do Xingu

Sul do Pará poderá ganhar três novos municípios

No sul do Pará serão criados três municípios que atualmente são distritos no município de São Félix do Xingu: Sudoeste, Taboca e Ladeira Vermelha

Vista aérea da cidade de São Félix do Xingu (Foto: Fato Regional).

Está confirmado para o próximo dia 10, o início da votação, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), dos decretos referentes às emancipações político-administrativas de nove distritos no Pará.

No sul do Pará serão criados três municípios que atualmente são distritos no município de São Félix do Xingu: Sudoeste, Taboca e Ladeira Vermelha.

No último dia 13 foram publicados, no Diário Oficial do Estado (DOE), os resumos dos Estudos de Viabilidade Municipal (EVM), referentes à emancipação dos distritos de Fernandes Belo, em Viseu; Vitória da Conquista dos Carajás, em Novo Repartimento; Paraguantins e Rio Preto dos Carajás, em Marabá; Lago Grande do Curuai, em Santarém, e Monte Dourado, em Almeirim.

Na casa legislativa, por enquanto, os parlamentares que não estão envolvidos diretamente no apoio à criação de novos municípios não se pronunciaram sobre como votarão. A realização dos estudos de viabilidade é garantida pela Lei Complementar número 74, de 14 de setembro de 2010.

Os estudos dos distritos que buscam emancipação foram viabilizados por investimentos feitos pelas coordenações político-partidárias de alguns deles. Se houver votação favorável na Alepa, o passo seguinte será a realização de plebiscitos nas regiões atingidas pela possível mudança.

Fonte: Fato Regional

 

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo