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Em SP, Helder acompanha leilão para concessão das rodovias PA 150 e Alça Viária

:Concessões de mais de 500 quilômetros de vias do Pará serão levadas a leilão, na Bolsa de Valores, nesta quarta-feira. Os investimentos previstos chegam a R$ 3,72 bilhões

 

Uma das rodovias mais importantes do Pará terá o seu destino decidido nesta quarta-feira. O esperado leilão para a concessão da rodovia PA-150 será realizado nesta quarta, 15, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

O governador Helder Barbalho já está na capital paulista para acompanhar o certame e será um dos participantes do momento mais importantes do evento: o simbólico “bater do martelo”, que representa a conclusão da concessão ao vencedor do leilão.

O processo de leilão de vias públicas é o primeiro da história do Pará, de acordo com Helder Barbalho, e integra um pacote de privatização que envolve ainda as rodovias PA-475, PA-252, PA-151 e PA-483.

O corredor logístico de 552 quilômetros interliga as regiões Sul e Sudeste do Pará à Região Metropolitana de Belém (RMB) e ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena. É considerada uma das vias mais importantes para o desenvolvimento da economia paraense e por onde é feito o escoamento de produtos das atividades de mineração e da agropecuária.

Será leiloada a concessão dos trechos do Subsistema Rodoviário do Estado do Pará (SREPA) composto pelas: PA 150, trecho: Morada Nova – Goianésia do Pará – (entre PA 475/256) com extensão 333,00 km; PA 475, trecho PA 150/256 com extensão 41,60 km; PA 252, trecho com extensão 41,40 km; PA 151, trecho PA 483/Alça Viária com 21,50 km; PA 483, trecho de acesso à Área Portuária Vila do Conde (Barcarena-PA 151) com extensão de 18,60 km; Alça Viária Sul de Belém (BR 316/010) com extensão de 69,40 km.

A concessão tem previsão para 30 anos e o valor inicial está previsto ao custo de R$ 6.391.450.281,17. A concessão é dada para a exploração da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias, ampliação de capacidade, gestão da segurança rodoviária e manutenção do nível de serviço de trechos

São mais de 550 quilômetros de rodovia que envolvem investimentos em duplicação, construção de acostamentos e criação de terceira via, conforme é exigido no edital. Vias secundárias, para funcionarem como saídas alternativas, serão pavimentadas nos municípios que são cruzados pela estrada.

A rodovia Pa-150 interliga os municípios de Moju a Marabá, atravessando ainda as localidades de Acará, Moju, Abaetetuba, Marituba, Tailândia, Goianésia, Breu Branco, Jacundá e Nova Ipixuna.

Fonte: DOL CARAJÁS

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