Cultura

Filme paraense sobre carimbó é selecionado para festival de cinema dos EUA

Filme fala da cultura de resistência do carimbó, e é uma realização de dois artistas de Icoaraci

Foto: Ju Matemba.

O curta-metragem paraense “Carimbó: raiz da vida” representa a Amazônia na Seleção Latino & Native American Film Festival 2022, que começa nesta quinta-feira (21) e segue até 5 de maio, em Connecticut, nos Estados Unidos.

O filme apresenta a história da multiartista paraense Priscila Duque, mulher preta que faz da música instrumento de transformação social.

A inspiração para o trabalho vem da sonoridade estrondosa do ruído das marés, construído a partir de referências lírico-musicais de Priscila Duque, associadas a imagens do cotidiano ribeirinho pelo olhar de Marcos Corrêa, que assina Direção, Produção e Edição da obra.

O filme é uma construção híbrida de poesia audiovisual, criada a partir do encontro dos olhares desses dois nortistas negros, comunicadores e periféricos, crias do distrito de Icoaraci, que atuam criando conteúdos sobre o mesmo território, a Amazônia.

Este não foi o primeiro festival internacional em que a obra foi selecionada. O videopoesia, traduzido para o inglês com o título “Carimbó: Resistance Culture”, também fez parte da Seleção Oficial One Earth Awards 2022, na Índia; Seleção First Time Filmmaker Sessions 2022 e Seleção Lift-Off Filmmaker Sessions 2022, ambos da Inglaterra. Além da presença em festivais nacionais e regionais.

Priscila e Marcos também lançaram o videoclipe “Flor de Mururé”, contemplado pela Lei Aldir Blanc – Categoria Música/Secult-PA. O videoclipe foi premiado com Menção Honrosa na 29ª edição do Festival Mix Brasil – Cultura da Diversidade (SP) em 2021.

O filme já foi exibido em mais de 15 festivais nacionais e por 5 festivais internacionais, tendo inclusive exibições presenciais no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (MG); e em São Paulo, no CineSesc-SP.

Fonte: G1 Pará

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo