Nesta terça-feira (14), os primeiros 683 policiais penais aprovados e nomeados no concurso C-208, de 2022, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), foram empossados pelo Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho. A nomeação ocorreu através da portaria publicada na edição do dia 1° de março, do Diário Oficial do Estado (DOE). Além desta etapa, a nomeação dos demais aprovados no concurso, de um total de 1.893, está prevista para ocorrer de forma gradativa, em duas etapas distintas até junho de 2023.
A cerimônia de posse foi realizada na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, e ocorreu após duas semanas dedicadas ao cronograma administrativo do processo, onde os nomeados tiveram que realizar perícia médica e realizar a entrega das suas documentações, e por fim, poder receber o Termo de Posse e Ofício de Apresentação na Unidade Prisional, com a indicação do dia de entrada em exercício, e o recebimento do Ofício de Lotação.
Sobre a importância da conclusão desta etapa do concurso, o governador Helder Barbalho, destacou o novo olhar do governo do Estado para o sistema penitenciário paraense, além da estratégia de fortalecer o ambiente penal e as ações ostensivas nas ruas, aliadas aos projetos sociais.
Posse
Uma das primeiras medidas relacionadas ao processo de nomeação dos aprovados foi a publicação da Portaria nº 079/2023/DGP/SEAP, no DOE, de 17 de fevereiro de 2023. O dispositivo legal definia a escolha, por parte do nomeado, da Unidade Prisional onde pretende atuar, obedecendo à ordem de classificação final no Concurso Público. Entre as opções de escolha das regiões para as quais foram inscritos, estão Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu.
A nova policial penal, Ana Paula Santos de Lima, vai atuar na região do Baixo Amazonas, no município de Santarém, disse estar realizando um sonho, além de estar grata, pois todos os empossados enfrentaram muitos desafios para chegar neste dia.
Equipamentos
Durante a posse dos novos policiais penais, o Governo do Pará, entregou para os órgãos da Segurança Pública Estadual, vários equipamentos como armamentos, do tipo fuzis, espingardas, pistolas e armas de choque, além de coletes balísticos, maletas para investigação criminal, envelopes para coletas de vestígios, sacos mortuários, roupas de aproximação, capacetes para combate a incêndios; veículos para base policial e transporte de animais e cargas, além de equinos, orçados em cerca de R$ 20 milhões, do tesouro estadual, e dos Fundos de Investimento Estaduais e Federais de Segurança Pública. Serão contemplados com os equipamentos a Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar, para as atividades e ações operacionais em todas as regiões do Estado.
Fonte: Agência Pará