A Prefeitura de Belém anunciou no início da tarde desta terça-feira (30) que as festas de réveillon e também o carnaval 2022 estão cancelados na capital paraense.
A medida foi tomada por causa do aumento de casos de Covid-19 que tem ocorrido em algumas regiões e também pelo surgimento da variante ômicron.
Há cinco dias, a prefeitura havia confirmado o carnaval e , por causa disso, o Ministério Público do Pará (MPPA) chegou a enviar ofício à prefeitura pedindo “informações sobre as condições de realização de carnaval”.
Com a nova decisão da prefeitura nesta terça, não haverá desfile de escolas de samba, blocos de ruas e outras manifestações que possam gerar aglomerações no carnaval, assim como não terão os tradicionais shows na orla na virada do ano.
No ano passado, o réveillon também não ocorreu em Belém, assim como o carnaval em 2021 por causa da pandemia.
Nos anos anteriores, festas com queima de fogos e shows eram realizadas na orla de Belém, como na Estação das Docas e no Portal da Amazônia.
Já no carnaval, além dos blocos de rua, desfiles de escolas de samba eram realizados no sambódromo que fica na Avenida Pedro Miranda.
A decisão pelo cancelamento também no réveillon deste ano e no carnaval 2022 foi tomada após reunião durante a manhã desta terça entre técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e entidades envolvidas na organização do carnaval.
Segundo o prefeito, mesmo com a vacinação contra a Covid-19 avançando e que cuidados sanitários sejam tomados, “presenças de novas cepas e, especialmente, o anúncio da Ômicron, nos fez decidir dar um passo atrás”.
(Com informações G1 Pará)