Francinaldo Moraes, 41 anos, continua sendo procurado pela Polícia Civil de Uruará, no sudoeste paraense. Ele é suspeito de estupro de vulnerável ao manter um relacionamento afetivo com a adolescente Luana França da Costa, de apenas 13 anos de idade, grávida de 7 meses, que faleceu na última segunda-feira, 26 de Outubro, por problemas relativos à gravidez. O caso teve ampla repercussão, com publicações nas mídias e redes sociais.
Quem investiga o caso é o delegado Walison Damasceno, superintendente de Polícia Civil da região do Xingu. Ele informou à Imprensa que diligências estão sendo realizadas em Uruará e Medicilândia. Francinaldo se dizia “casado” com Luana havia um ano.
Gestante de 7 meses de uma menina, a adolescente Luana da Costa foi seduzida aos 9 anos de idade pelo pai da criança, o cavador de poço Francinaldo Moraes. A mãe da adolescente, a doméstica Leonice Pires, contou que o homem começou “brincando” com Luana e já a pediu em namoro, o que teria sido negado pelos pais. “Falamos pra ele que ela só podia namorar depois dos 16 anos, mas ela fugiu logo depois com ele”, relata.
Segundo o secretário de Saúde de Uruará, Sérgio Silva, a adolescente recebeu atendimento médico protocolar, no entanto foi detectado que o bebê já estava sem vida e, então, diante do quadro de saúde debilitado da paciente, ela foi transferida para o Hospital Regional Público do Xingu, e faleceu ao chegar no município de Medicilândia. Os exames cadavéricos apontaram choque hipovolêmico como causa da morte.
Um dos conselheiros tutelares de Uruará, Jhonatan de Castro, contou que o caso chegou ao conhecimento do Conselho Tutelar através de denúncia anônima, e que acompanha a investigação da Polícia Civil e também do Ministério Público do Pará.
(Antônio Barroso / blog do Dinho santos)