CidadesNoticiasPoliticaXinguara

XINGUARA: Vereadores vão julgar contas do ex-prefeito Davi Passos com parecer do TCM e MPPA contrário à aprovação

O vereador Leandro Gomes é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e também relator nomeado para analisar as contas

A Câmara de Vereadores de Xinguara oficializou para o próximo dia 20 a realização da sessão de julgamento das contas da prefeitura municipal de Xinguara referente a 2010 e 2011 de responsabilidade do ex-prefeito Davi Passos (PT). Os 13 vereadores vão votar as contas tendo em suas mãos relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público Estadual do Pará (MPPA) apontando irregularidades, e parecer pela não aprovação das referidas contas.
Davi Passos foi prefeito de Xinguara no período de 2005 a 2012 e é cotado como um nome em potencial para disputar a eleição do ano que vem, mas em uma possível reprovação de suas contas ele estará fora do páreo. O vereador Leandro Gomes (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e também relator nomeado para analisar as contas, disse que, consta nos autos que nos dois anos o então prefeito Davi, autorizou quase R$ 6 milhões em compras sem licitações, além de gastar com o funcionalismo acima do valor permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O vereador disse que o ex-prefeito tem até o dia 10 próximo para enviar à câmara a sua defesa. “Estamos esperando a defesa de Davi, se ela for plausível nós temos números para aprovar, mas se não for, vamos pedir a prisão dele e o bloqueio de bens do mesmo”, disse o vereador. Nos bastidores verificamos que nove, dos 13 vereadores são favoráveis à aprovação das contas, mesmo tendo o parecer do TCM e MPPA indicando a reprovação.
PEQUISA: Nossa reportagem levantou que já existe manifestação contrária à aprovação das contas de Davi, por parte dos vereadores: José Rosa (PSD), Cleomar da Vale (PSC), Amilton Cunha (PSC). Os demais vereadores podem ser tendenciosos a aprovação das contas com parecer contrário das instancias técnicas, que são eles: Leandro Gomes (PSDB), Jacó (PP), Vilmar (PSD), Edelton Régio (PDT), Olair Reis (PSB), Raimundo Amâncio (PSDB), Adair Marinho (PDT), Ebia Costa (PSB) e Roberto da Yamaha (PR).
Nossa reportagem tentou ouvir o ex-prefeito Davi Passos, mas ele não foi localizado.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar