AcontecimentosCidadesNoticiasPoliticaRio Maria

RIO MARIA: Prefeitura começa distribuição de sementes de milho para famílias dos projetos de assentamentos rurais do município

Secretário de agricultura com o vereador Guega e o produtor rural

A Prefeitura de Rio Maria começou no último sábado, 15, o calendário de distribuição de sementes de milho para as famílias dos projetos de assentamos rurais do município. São mais de meia tonelada de sementes de milho da variedade BRS Sol da Manhã, que tem selo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foi desenvolvida pela empresa Bioflor com alto padrão de qualidade, rendimento de 98%, consistência do sabor e poder de reprodução para até três etapas de plantio.

A semente tem retorno quase imediato com apenas setenta dias de crescimento e colheita, fatores considerados ideais à cadeia produtiva do milho caracterizada pela variedade de produtos industrializados e da produção caseira de doces, sorvetes e a tradicional farinha de fubá.

A distribuição das sementes é um trabalho realizado em parceria pela Prefeitura de Rio Maria, Associações dos Projetos de Assentamento (PAs) Escalada do Norte e Região de Placas e demais entidades interessadas em receber as sementes, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (SEDAP), representada na região pelo escritório de Redenção.

A primeira etapa de distribuição das sementes atendeu as famílias de produtores rurais do PA Escalada do Norte e deve seguir para a Região das Placas, Vale da Serra, Betel, Mata Azul, Marajoara, Raizal e propriedades nos arredores da cidade.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Infraestrutura Rural de Rio Maria, Eurípedes Bessa, destacou a importância da ação e o esforço que o Prefeito Paulo Barros/Paulinho mantém para atender as demandas de áreas de assentamentos como obras de estradas de aceso, construção de pontes, instalação de bueiros, além das tratativas visando a regularização fundiária.

Distribuição de sementes de milho para os colonos da Escalada do Norte

Após a entrega das sementes de milho, a Prefeitura de Rio Maria vai distribuir mudas clones de bananas melhoradas, também em parceria com a SEDAP. Para quem recebeu as sementes, o gesto do prefeito Paulinho é positivo. “Eu vou aumentar a produção da minha roça com esse milho. Eu já tenho mandioca e batata e agora vamos melhorar cada vez mais”, disse o aposentado João Batista Dias dos Santos, o primeiro a receber as sementes.

A agricultora familiar Dalva Ferreira Gomes, que mora na Escalada do Norte há seis anos, disse que o milho é um alimento maravilhoso e que ela, assim que colher seu produto, vai fazer mingau, bolos, doces e farinha de fubá. “Isso é maravilhoso, parabéns ao nosso querido prefeito Paulinho pela doação. Estamos muitos felizes”, disse.

No sítio Bela Índia, o pequeno produtor Sidney Ferreira Leite, disse que vai plantar e cultivar o milho de qualidade. É um grande início com semente de qualidade para nosso alimento. Eu já tenho roça de milho, mas dessa marca é a primeira vez. Agradeço ao prefeito Paulinho e sua equipe por trazer pra gente uma semente boa, que a gente não tinha condições de comprar.

Colonos mostram os produtos colhidos na roça

Agora é só crescer e dar mais comida para nossas famílias”, disse.
O trabalho de distribuição das sementes de milho é realizado com apoio das associações dos projetos de assentamentos rurais. O presidente Domingos Carlos, mais conhecido como “Arraia”, também falou sobre a importância da ação do prefeito Paulinho. “Aqui na Escalada, nós temos mais de cento e vinte famílias que moram, trabalham e já produzem melancia, feijão, abóbora, banana, arroz e agora vamos aumentar a plantação de milho também. Quero agradecer muito ao prefeito Paulinho por mais esse apoio ao nosso pessoal”, destacou.

O prefeito Paulinho foi representado no evento pelo secretário Eurípedes Bessa e pelo vereador Gleidson “Guega”. A programação reuniu mais de 50 pessoas na escola que funciona na sede do PA Escalada do Norte. A próxima entrega será do PA Região das Placas. O município de Rio Maria foi o primeiro a realizar a distribuição das sementes de milho na região Sul do Pará.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar