Canaã dos CarajásPolitica

CANAÃ DOS CARAJÁS: Município recebe moderna Escola de tempo integral e vai funcionar com efetivo militar

A primeira escola de tempo integral da região foi construída com recursos próprios e custou mais de R$ 5 milhões. As aulas terão início no próximo dia 8

Vista do amplo refeitório onde serão servidas refeições três vezes ao dia para os 700 alunos que desfrutarão das modernas instalações

A cada ano o município de Canaã dos Carajás, situado a 765 km da capital do Estado, se consolida como exemplo quando o assunto é educação. A inauguração da primeira escola de tempo integral da região no último sábado (30), com a presença do governador Helder Barbalho (MDB) e do prefeito Jeová Andrade (MDB) reforçou ainda mais essa condição. A Escola Municipal de Educação Básica Ronilton Aridal da Silva vai atender inicialmente cerca de 700 alunos, mas a meta é ampliar as dependências quando esse número chegará a 1.200 estudantes.
Quadra coberta para esportes, laboratórios de ciência e informática, biblioteca, ampla cozinha e refeitório, complexo administrativo, 12 salas de aula climatizadas e adaptadas com o que existe de mais moderno e todas as dependências necessárias para bem atender estudantes e servidores, completam a imponente obra orçada em mais de R$ 5 milhões e construída com recursos próprios da prefeitura de Canaã dos Carajás.

MILITAR: Uma das novidades é a parceria com a Polícia Militar, que vai estar dentro da escola, auxiliando na execução do hino nacional, conSão 12 confortáveis salas de aula, cada uma com um tema diferente e com toda comodidadetrole da vestimenta e outras atividades. “Os policiais não agirão com o poder de polícia dentro da escola, mas sim com o poder da ordem unida juntamente com a direção, e toda parte pedagógica será de responsabilidade exclusiva da Secretaria de Educação”, disse o secretário municipal de Educação Edilson Valadares.

TRILÍNGUI: A escola vai oferecer aos alunos, além de aulas convencionais, atividades de artes, música, teatro, esporte e cultura. Os alunos entrarão às 7h da manhã e serão liberados às 17 horas. Neste período serão servidas três refeições, as 7, 10 e 15 horas. A escola também será a primeira da região a ser ‘trilíngui’ com disciplinas de Português, Inglês e Libras.

São 12 confortáveis salas de aula, cada uma com um tema diferente e com toda comodidade

EXPANSÃO: O secretário municipal disse que já está projetada a ampliação estrutural da escola, que na segunda etapa vai receber horta, auditório, panificadora, tanques para produção de peixe e um atelier onde além de ensinar vai produzir os uniformes da rede municipal. “Já estamos trabalhando o projeto arquitetônico e a previsão é começar as obras em agosto deste ano”, explicou ValadaO prefeito Jeová Andrade, juntamente com o secretário de Educação Edilson Valadares e o governador do Estado Hélder Barbalho, conduziu o ato de inauguraçãores. A implantação da nova escola é o primeiro passo para o cumprimento do Plano Municipal que prevê que 25% das escolas municipais funcionem em tempo integral até 2024.
Canaã dos Carajás passa a contar agora com 23 escolas municipais, destas, sete foram construídas na anterior e atual gestão do prefeito Jeová Andrade (MDB). Todas as salas das escolas na cidade e zona rural são 100% climatizadas e todas as unidades contam com internet e quadras cobertas, exceto uma escola onde a quadra de esportes ainda será entregue nos próximos dias. Todas as escolas recebem reformas e adaptações periodicamente.

O prefeito Jeová Andrade, juntamente com o secretário de Educação Edilson Valadares e o governador do Estado Hélder Barbalho, conduziu o ato de inauguração

RECONHECIMENTO: A evolução da educação de Canaã dos Carajás já rendeu vários reconhecimentos nacionais e internacionais, dentre eles o título de “Cidade Educadora”, concedido pela Delegação para a América Latina da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). O trabalho intersetorial priorizando a qualidade das estruturas, formação continuada e qualidade na merenda e transporte escolar foram predominantes para a boa avaliação da educação pública de Canaã dos Carajás.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar