ParáPolícia

PARÁ: Justiça Federal mantém PF investigando compra de respiradores da China

Ação do governo estadual pedia que Polícia Civil assumisse o caso. Governador anuncia acordo com empresa.

A Justiça Federal revogou, nesta terça (12), uma liminar, expedida pelo juiz federal Rubens Rollo D’Oliveira na segunda (11), que suspendia as investigações da Polícia Federal sobre a compra de 400 respiradores da China para tratar pacientes com Covid-19 no Pará.

A primeira leva de 152 equipamentos apresentaram problemas e não pôde ser usada nos pacientes, segundo o governo. Com a nova decisão, as investigações continuam em âmbito federal, até então.

De acordo com a 3ª Vara Federal Criminal, em Belém, o mandado de segurança para barrar as investigações foi impetrado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Acordo

Em vídeo, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou um acordo com a empresa que comercializou os respiradores, que custaram R$126 mil cada unidade. Segundo Barbalho, o quantia de R$25,2 milhões será devolvida, em até 7 dias.

Ainda de acordo com o governo, o valor a ser devolvido corresponde a 50% do investido nos respiradores e havia sido pago pelo governo – quantia já foi bloqueada da empresa e seus sócios por decisão judicial.

(G1 Pará)

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar