AtualidadesNoticiasPará

Adepará atinge 98,60% de rebanhos vacinados no Estado

Ação dos técnicos da Agência chegou a quase 95 mil propriedades rurais paraenses

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) atingiu a média total de 98,60% de cobertura vacinal contra a febre aftosa, em bovinos e bubalinos no Pará, no segundo semestre de 2019. O trabalho foi efetuado em 94.128 propriedades. Juntas, as duas espécies de animais chegam a 21 milhões de cabeças no Estado.
A vacinação foi realizada em todos os municípios, no período, totalizando três etapas: em Faro e Terra Santa (15 de julho a 30 de agosto), no Arquipélago do Marajó (15 de agosto a 30 de outubro) e no mês de novembro, em animais de 0 a 24 meses, em 128 municípios do total do Pará.
Em 30 cidades paraenses, 100% dos animais foram vacinados. Dentre elas estão Castanhal, Barcarena, Terra Alta, Breves, Oeiras do Pará, São Francisco do Pará e Santarém Novo. Outras, como Abaetetuba, Altamira, Aveiro, São Félix do Xingu e São Geraldo do Araguaia, ultrapassaram os 99% de bovinos e bubalinos imunizados.
“O estado do Pará sempre ultrapassa a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que é de 90% de proteção em animais e propriedades, para áreas livres de febre aftosa com vacinação. Nossos alcances sempre são acima de 98%”, diz o médico veterinário George Santos, gerente do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.
As campanhas de vacinação da Adepará estão alinhadas a dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Um deles é promover a erradicação da fome e a agricultura sustentável “alcançando a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. O outro ODS diz respeito à saúde e bem estar, garantindo “uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo