AcontecimentosSanta Maria das Barreiras

SANTA MARIA DAS BARREIRAS: Reunião em Brasília pode acabar com impasse da balsa, diz procurador jurídico

O advogado Kallil Jorge vai liderar comitiva a Brasília

O procurador jurídico do município de Santa Maria das Barreiras, Kallil Jorge, o prefeito José Barbosa, o popular “Mussum” e uma comitiva formada por empresários e lideranças políticas, estarão participando de uma importante reunião em Brasília na próxima semana.
A reunião agendada pelo deputado federal Cássio Andrade (PSB), a pedido do procurador jurídico, tem como principal finalidade, buscar uma solução para o problema da travessia da balsa no rio Araguaia, no trecho que separa as cidades de Santa Maria das Barreiras e Araguacema no Estado do Tocantins.
A reunião vai acontecer na próxima terça-feira (25), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), onde estará presente do deputado Cássio Andrade, o coordenador-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Fluviais e Pontuais Terrestre, Regis Fontana e representantes da classe empresarial das cidades de Santa Maria das Barreiras e Araguacema e o prefeito Mussum.
A audiência é fruto da demanda apresentada pelo procurador jurídico Jorge Kallil ao deputado federal Cássio Andrade, que priorizou o encontro por compreender a necessidade de buscar uma solução para o impasse que já dura cerca de três anos e vem atrapalhando o desenvolvimento dos dois municípios.

BALSA: O serviço de travessia da balsa que era feito pela Empresa Pipes, foi interrompido há cerca de três anos, depois de uma ação do Ministério Público de Conceição do Araguaia, que acatou uma denúncia de que a empresa havia praticado um crime ambiental, ao escavar uma área no porto onde a balsa ancorava. Com a interrupção do serviço à população dos dois municípios ficou prejudicada.
O procurador jurídico vem a meses tentando resolver o problema que foi parar na justiça. Kallil Jorge já levou o problema ao conhecimento do Ibama em Brasília, através do deputado Cássio Andrade, e se reuniu com o governador Helder Barbalho no início do mês de junho em Redenção, quando solicitou uma intervenção política junto ao Ibama para conseguir viabilizar a liberação do funcionamento da balsa o mais breve possível. Segundo o procurador todas as medidas jurídicas e politicas estão sendo tomadas por ela, na tentativa de solucionar o problema que atrapalha o progresso e desenvolvimento do município de Santa Maria das Barreiras. “Nós já procuramos todos os meios legais para solucionar um problema que foi causado por uma denúncia feita por alguém que não pensou que iria prejudicar a população e travar o desenvolvimento e o comércio das duas cidades”, relatou o procurador.
À reportagem, Kallil Jorge disse que acredita que na reunião da próxima terça-feira, o impasse será solucionado. “Nós já fizemos todos os procedimentos necessários para que o Ibama permita a operação da balsa no local, acredito que depois da reunião em Brasília, esse impasse seja resolvido”, explicou Kallil.

PROBLEMAS: Ainda de acordo com Kallil Jorge, durante a reunião será apresentado ao coordenador, os principais problemas que tem afetado a população de Santa Maria das Barreiras. “Com a proibição da navegação da balsa os moradores que se dirigiam a Araguacema pela balsa para realizar serviços bancários e outras atividades, estão sendo prejudicados, além de dificultar o acesso a capital Palmas e outros municípios do Estado do Tocantins”, disse Kallil.
A falta de funcionamento da balsa acarretou um prejudicou a economia do município de Santa Maria das Barreiras.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar