AcontecimentosConceição do Araguaia

Beirarubu será neste sábado, em Conceição do Araguaia

Comida típica é preparada em valas imersas na brasa

Conceição do Araguaia realizará no próximo sábado (20), uma das suas mais tradicionais manifestações folclóricas e culturais de sua centenária história. Trata-se do Beirarubu, festejo em que o principal atrativo é o cardápio: cabeças bovinas assadas em valas imersas na brasa. A programação está prevista pra iniciar a partir das 11h, no Espaço Auristela Coelho Luz, e seguirá até o final da tarde.
Beirarubu na linguagem dos nativos significa ‘’comida preta ou queimada’’. O alimento começa a ser preparado para a degustação na noite que antecede a festa, ficando completamente assado a ponto de desmanchar na boca e é servido com arroz, feijão, vinagrete, mandioca, caldos e bebidas. Segundo o historiador Isaú Luz, coordenador do Beirarubu, trata-se de uma tradição originária do início do século passado e que se tornou um dos eventos culturais mais marcantes do veraneio conceicionense.
A programação reúne famílias Araguaianas e turistas em um ambiente aconchegante para degustarem a comida exótica e muito deliciosa, com apresentações de grupos de bumba meu boi, capoeira, carimbó, siriá, poetas, escolha da índia Beirarubu. A principal atração musical da festa deste será o Trio Kadete, de Corrente-PI, que fará apresentações de sanfona, zabumba e triângulo.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar