Noticias

Governo do Pará e União firmam pacto para ampliar acesso da população de baixa renda a projetos e ações sociais

Estado e União buscam zerar fila de acesso no Cadastro Único (CadÙnico)

O governador Helder Barbalho e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O governador Helder Barbalho e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebraram, na tarde desta quinta-feira (22), um conjunto de iniciativas entre Estado e União para ampliar os serviços de atendimento assistencial para famílias de baixa renda no Pará. O evento foi realizado no Hangar, Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

“A presença do ministro Wellington Dias reforça nossa união com o Governo Federal para que possamos avançar no resgate e olhar para os que mais precisam. São políticas de inclusão como o fortalecimento do Bolsa Família, parcerias de acesso a cursos de qualificação que priorizem aqueles que estão no cadastro único e claro, também, a parceria na ampliação da cobertura de água em escolas públicas e locais mais distantes”, ponderou o governador Helder Barbalho.

“Estamos chegando ao Pará quando é implantada a nova lei do novo Bolsa Família. Tem uma particularidade para a Amazônia em resolver um problema com os pescadores. Quando eles recebiam o Seguro Defeso, suspendiam o Bolsa Família. Agora não. Além disso, hoje celebramos dois grandes movimentos: cuidar das pessoas mais pobres, integrando vários programas”, informou o ministro Wellington Dias.

Governador fazendo entrega do Certificado do Programa Qualifica Pará, Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“São programas de aquisições de alimentos, de cisternas de água, com um olhar especial para Ilho do Marajó, garantindo atendimento a todas as regiões. Por outro lado, precisamos garantir a inclusão socioeconômica. O presidente Lula quer que façamos a transferência de recursos, com volume significativo. Estamos falando de aproximadamente R$ 15,8 bilhões que entrarão na economia do Pará através dos mais pobres”, completou o ministro.

Wellington Dias informou ainda que, no Estado, é preciso atuar com os municípios e a iniciativa privada através do cadastro Único. “Ainda vamos apoiar o empreendedorismo com linha de crédito para esse público. É só um começo. Vamos seguir trabalhando muito mais”, afirmou Dias.

Durante a solenidade, foram assinados Pactos de inclusão socioeconômica e contra à fome, o Programa de Implantação de Cisternas nas escolas da Zona Rural e Melhorias Sanitárias Domiciliares e parceria no Programa de aquisição de alimentos que envolve os governos Federal, Estaduais e Municipais.

Ainda durante o evento, foram entregues Kits de equipamentos e materiais para escritório às Cooperativas do Programa Pró Catador Ativação Pará; de Certificados do Programa Qualifica Pará; de Carteira de Manipulação de Alimentos e de equipamentos de segurança alimentar: cozinha comunitária de Ulianópolis e Modernização da Central da Agricultura familiar. (A Notícia Portal/ Agência Pará).

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo