Quem alimentar pombos em locais públicos de Conceição do Araguaia estará sujeito à advertência ou multa. É o que prevê o Decreto 066/2019, emitido pelo prefeito em exercício, Rondiney Mundoco. O documento diz que a pessoa que for flagrada alimentando as aves em espaços urbanos receberá advertência. Caso o cidadão seja reincidente, receberá multa de R$ 200 – a multa será dobrada a cada reincidência.
O texto destaca a necessidade de promover ações que visem controlar eficazmente a proliferação de pombos nos espaços, prédios públicos e imóveis particulares na cidade. “O controle da população dessas aves começa pela proibição do fornecimento de alimentos pelo homem, bem como proibir a manutenção de abrigos que contribuem para a construção dos seus ninhos”, diz trecho do Decreto.
A presença dos pombos pode ser prejudicial à saúde das pessoas, pois suas fezes transportam microrganismos causadores de doenças graves. A ingestão de alimentos contaminados por dejetos ou o contato da pele humana com o piolho oriundo do pombo também podem causar enfermidades. O referido Decreto, do dia 14 de outubro, já está vigorando. Delmiro Silva