DETRANNoticiasPará

CNH Pai D’égua: Detran abre cinco mil vagas para formação gratuita de motoristas

Programa contribui para oportunidades de empregos para jovens de baixa renda como condutores de veículos

As inscrições exclusivamente online vão começar na próxima terça-feira (21) e seguem até o dia 30

Formar, qualificar e habilitar jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, de forma gratuita é o objetivo do programa ‘CNH Pai D’égua’, que deve ter o edital publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (17). As inscrições exclusivamente online vão começar na próxima terça-feira (21) e seguem até o dia 30, deste mês, no site do Departamento de Estado de Trânsito (Detran).

O CNH Pai D’égua será executado com recursos próprios do Detran. A relação final dos selecionados também será divulgada pelo site do órgão, no dia 4 de outubro. O diretor geral do Detran, Marcelo Guedes, frisou a importância da inclusão econômica do programa. “Muitos precisam da CNH para se inserir no mercado de trabalho e não têm condições financeiras”, disse.

Neste primeiro momento, segundo o Detran, serão disponibilizadas cinco mil vagas para todo o Estado do Pará. As vagas foram divididas em três mil vagas para a “CNH Metropolitana”, que contempla Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará, e duas mil vagas para a “CNH Interior”, em todos os demais municípios.

O edital reservará 10% das vagas à obtenção da CNH Especial para Pessoas com Deficiência (PcD); 30% preferencialmente para mulheres; e 30% para estudantes entre 18 e 25 anos, desde que tenham concluído o ensino médio, com certificado ou declaração que comprove a sua escolaridade, emitido pela Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc) ou equivalente.

As categorias disponibilizadas aos candidatos são: primeira CNH categoria A ou B; adição das categorias A ou B; e mudança para categoria D, sendo que a quantidade de inscrições, por modalidade, é de 50% para a obtenção da primeira CNH; 25% para adição das categorias A ou B; e 25% para mudança para de categoria B para D.

Para poder acessar o CNH Pai D’égua, o candidato deve ter 18 anos de idade completos na data do requerimento; ser penalmente imputável e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O edital do programa também exigirá que o candidato tenha curso fundamental comprovado por meio de certificado ou declaração emitida pela Secretaria de Estado da Educação, ou equivalente em outra unidade federativa; domicílio no Pará, entre outros requisitos.

Após a publicação da lista com os selecionados, o candidato à habilitação terá o prazo de cinco de outubro a 12 de novembro, para realizar sua matrícula e abertura do processo no Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação). Esse procedimento será realizado obrigatoriamente de forma presencial nas unidades do Detran, não sendo permitido que o procedimento seja realizado via internet ou através de procuração. Se o prazo não for respeitado ou faltar alguma documentação, o candidato será desclassificado. Todas as demais regras podem ser observadas no edital, que será publicado no DOU nesta sexta-feira (17). (Informações O Liberal)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo