Conceição do AraguaiaEducação

Campus do IFPA realiza aula inaugural de História em Conceição do Araguaia

Professor Tomaz Martins (centro) com alunos da primiera turma do curso de licenciatura em História.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Conceição do Araguaia, realizou a aula inaugural dos cursos de graduação. Destaca-se a oferta do Curso de Licenciatura em História. É a primeira turma do curso, aprovado pelo Conselho Superior do Instituto em abril de 2018. O curso resulta do empenho de docentes do Campus que organizaram uma comissão multidisciplinar para verificar através de consulta pública a viabilidade da oferta da Licenciatura.
A comissão composta por docentes de várias áreas de conhecimento e conduzida pela historiadora Conceição Sodré e pelo Filósofo Tomaz Martins, iniciou um longo processo de elaboração e aprovação do Projeto Pedagógico de Curso – PPC, orientados pelo cenário positivo apontado através do estudo de viabilidade para implementação do referido curso.
A seleção da primeira turma foi realizada através do Sistema de Seleção Unificada – SISU (40% das vagas) e Processo Seletivo Unificado – PSU (60% das vagas). Ao todo foram ofertadas 40 vagas, 16 no SISU e 24 no PSU. O número de inscritos foi recordista entre os cursos ofertados pelo Campus: 1.294 inscritos. A professora Conceição Sodré, coordenadora do curso, ressalta que o Campus inova ao ofertar a Licenciatura em História, pois é a primeira em todos os Campis do IFPA, e também na região na modalidade regular e presencial.
A aula inaugural contou com a participação dos calouros, da comunidade, de acadêmicos de outros cursos, docentes, diretores e coordenadores de curso. Na fala da coordenadora, ela enfatizou a importância do curso para o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico sobre a história local e regional. As aulas iniciaram dia 19 de fevereiro com a aula inaugural e seguem com as disciplinas do itinerário formativo previsto no PPC. Autor Delmiro Silva

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar