Atualidades

SANTA MARIA DAS BARREIRAS: Projeto Nosso Direito promove cidadania

O projeto está sendo desenvolvido na localidade de Novo Horizonte

O Projeto Nosso Direito está sendo desenvolvido na zona rural do município de Santa Maria das Barreiras na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cleufes Guerreiro de Castro na localidade de Novo Horizonte.
Idealizado pelo professor Marcus Aurélio que atua pelo SOME e desenvolvido com os professores Valdinei Lindoso, Maria Francinete, também do SOME (Sistema de Organização Modular de Ensino) da SEDUC-PA e Escola Cleufes Guerreiro através de sua diretora Suely Araújo, o Projeto Nosso Direito efetivou parcerias com a Prefeitura de Santa Maria das Barreiras, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria das Barreiras, Secretaria Municipal de Ação Social de Santa Maria das Barreiras, CRAS de Santa Maria das Barreiras, CAPS de Santa Maria das Barreiras, Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Quando falamos em sociedade, uma organização ou um conjunto social, é estritamente impreterível que tratemos dos direitos e deveres dos indivíduos, ou membros que as compõem, para que tais grupos sociais tenham a oportunidade de evoluir harmonicamente.
A importância deste projeto está clara, e acima de tudo embasada na própria constituição federal de 1988, a qual eleva o cidadão brasileiro ao ápice da pirâmide constitucional, sendo ele o alvo de toda a construção jurídica brasileira.
O art. 205 da CF-88 informa-nos que a “educação, direito estado e da família, será promovida e incentivada com sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Um complemento ao direito a educação, vale lembrar que o cidadão possui, outrossim, o direito a informação, sendo assim, a promoção da educação objetivando o preparo da sociedade, para exercitar a cidadania ocorre através da possibilidade de apresentar aos menos favorecidos as informações que lhe são essenciais por meio de uma forma simples objetiva de didática e clara.
O projeto é voltado aos alunos, pais, professores e a comunidade em geral da Vila Novo Horizonte no Município de Santa Maria das Barreiras.
Quando começou a funcionar, o projeto incluiu jovens entre 16 e 24 anos, e outra faixa etária entre 15 e 21. O Projeto Nosso Direito também trabalhou com adultos e idosos, todos pertencentes a localidade de Novo Horizonte, zona rural de Santa Maria das Barreiras.
Foram ofertados Mini Curso de Libras, Mini Curso de Primeiro Socorros, Palesta com enfoque no combate as drogas e a violência no ambiente escolar, ofertas de consultas e exames médicos, atendimentos a idosos, distribuição de cestas básicas, oferta de serviços sociais como cortes de cabelos, escovinhas, manicure e pedicure.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar