BrasilSantana do Araguaia

SANTANA DO ARAGUAIA: Polícia desarticula invasão de Terra

A ação policial foi realizada por meio de uma equipe da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Redenção

Na manhã desta terça-feira (18), a equipe da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Redenção se dirigiu até a zona rural do município de Santana do Araguaia, no sul do Pará, para averiguar a denúncia de crime de esbulho possessório e dano ambiental.

A equipe chegou no local da denúncia às 14h30 e após vasculhar as áreas de reserva legal e as de preservação permanente, flagrou três “picadas”, identificadas com marcos divisórios (estacas) de aproximadamente 40 metros entre eles na beirada do rio Campo Alegre.

Em uma das estradas, a polícia encontrou um barraco, construído em um local desmatado, onde não havia ninguém no momento. A polícia apreendeu duas espingardas de fabricação caseira e uma bomba de bater venene que estavam junto a outros utensílios domésticos no barraco que depois, foi derrubado pelos agentes.

Já há um procedimento policial em andamento na DECA/Redenção cujo objeto é acompanhar as diversas denúncias de invasões de terras no município de Santana do Araguaia que a DECA tem identificado e recebido, e as investigações seguirão a fim de identificar outras eventuais invasões e os seus respectivos autores.

Há indícios da existência de outros “barracos” e “derrubadas” da mata ciliar do rio Campo Alegre nas propriedades rurais da região, e em razão de a DECA/Redenção ainda não dispor de um drone, a SEMMA de Santana do Araguaia será requisitada para auxiliar no vasculhamento das áreas.

Após identificados, os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de domicílio, esbulho possessório, crime ambiental e porte ilegal de armas.

A DECA/Redenção havia se deslocado até Santana do Araguaia na data de ontem e realizado um monitoramento, em um veículo descaracterizado emprestado por um colaborador local, para coletar informações acerca de uma suposta invasão coletiva iminente. A equipe policial busca agora cruzar informações para descobrir se há conexão entre os fatos.
(A Notícia Portal com informações do Sindicato dos Produtores Rurais de Santana do Araguaia)

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo